Administração
Regional do Estado
do Rio Grande do Norte

NOTÍCIAS

Projeto ajuda a reutilizar água em pequenas propriedades

A escassez de água tem levado à implantação de projetos de desenvolvimento no semiárido que têm como desafio a busca de alternativas de convivência com a seca, para melhorar a qualidade de vida do produtor rural. Pensando nisso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do RN realizou, em parceria com a prefeitura de Lajes e o SEBRAE, um treinamento sobre o reuso de águas cinzas na produção de forrageiras, para 18 técnicos do programa Sertão Empreendedor.

“O objetivo desse curso é disseminar a técnica de reuso de águas cinzas nas propriedades do semiárido potiguar. Dessa forma, os produtores rurais que recebem, em média, 8 mil litros distribuídos pelo caminhão-pipa, podem aproveitar cerca de 86% da água para irrigação. Com isso, vamos dispor desse recurso que já é escasso na região” comentou Josimar Torres, instrutor do curso.

O sistema constitui em aproveitar a água que sai da pia da cozinha e do chuveiro, para logo em seguida separar o material orgânico. Depois, essa água é filtrada em uma caixa de recepção a fim de ser transportada e logo distribuída para irrigar o alimento dos animais. Com a técnica disseminada, os novos instrutores poderão capacitar cerca de 40 turmas com 15 produtores rurais em cada uma. Para eles, compartilhar conhecimento é motivo de orgulho. “O foco principal do nosso trabalho é a gente, além da assistência técnica, dar condições para o trabalhador produzir na situação em que vivemos”, afirmou Hélia Nunes, educadora.

Os proprietários da casa, que fica na comunidade boa vista, em Lajes, onde foi realizado o treinamento, estão felizes com os resultados que vão colher no campo a partir do projeto. “Eu estou muito satisfeita com o projeto, pois eu via a água sendo desperdiçada e eu tinha muita vontade de ter uma horta. Agora, eu posso produzir de tudo um pouco”, disse Maria Jocelma, dona-de-casa.

CATEGORIAS

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO SENAR NAS REDES SOCIAIS